O Acordeon

O acordeon ou acordeom ou acordeão, também chamado sanfona[1] e gaita[2][3], é um instrumento musical aerofone de origem alemã, composto por um fole, um diapasão e duas caixas harmônicas de madeira. "Acordeão" e a corruptela acordeom vêm do alemão akkordium, pelo francês accordéon. "Sanfona" vem do grego symphonia, pelo latim symphonia e pelo latim vulgar sumphonia. O peso do acordeom pode variar de dois a dezesseis quilogramas.

O austríaco Cirilo Demian construiu, em Viena (Áustria), um instrumento rudimentar de palheta livre, teclado e fole, ao qual, em virtude de ter 4 botões na parte da mão esquerda que, ao serem tocados com os dedos afundados, permitiam a obtenção do acorde, deu o nome de acordeão, nome que ficou definitivamente ligado ao instrumento através de inúmeros aperfeiçoamentos.

Nosso Estado chegou a ter 30 fábricas de gaitas, algumas das quais muito famosas como Todeschini, Universal, Scala, Marinella, Mondiale, Sonelli, Supremo, Somenzi, Silla, Mascarenhas, Tupy, Danielson, Veronese. Todas elas, provavelmente, foram embaladas pela idéia de alto consumo e da grandiosidade do movimento tradicionalista que se induzia a crer.

Na França, o acordeão foi aperfeiçoado em 1837 por C. Buffet, a partir de diversos instrumentos do mesmo gênero, como o oeline de Eschenbach, o aerophone de Christian Dietz, a physarmônica de Hackel etc., tomando, desde esta data, sua forma definitiva e seus variados registros para mudança de intensidade e timbre do som.

No Rio Grande do Sul, a rainha do fandango nasceu na cidade de Bento Gonçalves, formalmente no dia 28 de abril de 1939, na linha de produção de uma fábrica que recebeu o nome de Todeschini e Cia. Ltda. Certamente isso só aconteceu depois de elas terem passado por uma fase de artesanato caseiro, pelas mãos do mesmo Luis Matheus Todeschini que fundou a empresa.

Em 1947 surgiu a Acordeões Todeschini S/A. Em 1965 - 17 anos depois da fundação do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) - a empresa já exportava seus produtos para a Argentina, Chile, Venezuela, México e Estados Unidos.



1 No Brasil também é por vezes empregada a corruptela acordeom. Na Região Nordeste do Brasil, o acordeão é popularmente denominado sanfona, embora este termo designe originalmente um instrumento musical de cordas muito tensas, similar à rabeca.

2 Na região sul do Brasil e em Cabo Verde, é comumente chamada de gaita, termo normalmente utilizado para designar a gaita de boca, instrumento de sopro composto de várias palhetas de metal, ou a gaita de fole, instrumento de sopro composto por odre e diversos tubos.

3 FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.36.

Um comentário:

  1. Parabens pelo blog sobre o acordeon. Visite o meu para ver informações e curiosidades www.recantodasgaitas.blogspot.com - um abraço !
    Alexandre

    ResponderExcluir